Esclarecimento:

O material/conteúdo é para USO DIDÁTICO para alunos do Ensino Médio e Ceja, que não receberam os livros. Material SEM FINS comerciais/lucrativos.



Números/Nomes - Turma
 

 

 

 

 

 

Filosofia - 1º Ano 


PROVAS  4º Bimestre

FILOSOFIA  Dia  19-Set-2017  ( Terça-feira ).

 

Setembro  à   Dezembro  2017

4º Bimestre.

A CIÊNCIA.  O Que É Ciência. Do Método às Leis Científicas.

LIVRO-Conteúdo-01. Cap 20  Pg. 362 a 369  (Click  no  Link)

(A Ciência; O Que É Ciência: dos Métodos às Leis Científicas;   Objetivos da Ciência;   Método Científico;   Leis e Teorias Científicas;   Transitoriedade das Teorias Científicas;   Filosofia da Ciência;   Ciência na História: a Razão Científica através do Tempo;   Ciência Moderna;   Enforque Qualitativo;   Desenvolvimento das Ciências;   Revoluções Científicas;   Teoria de Evolução das Espécies;   Física Quântica;   Ciência Pós-Moderna;   Holismo;   Pensamento Complexo).

 

LIVRO-Conteúdo-02. Cap 20  Pg. 370 a 378  (Click  no  Link)

(Epistemologia: a Investigação Filosófica da Ciência;   Papel da Indução;   Critério da Verificabilidade;   Critério da Refutabilidade;   Rupturas Epistemológicas;   Paradigmas e Revoluções Científicas;   Novos Paradigmas da Pós-Modernidade;   Ciência e Sociedade: As relações entre essas duas esferas;   Mitos da Ciência;   Crítica da Ciência;   Dominação Social;   Interesses Políticos e Econômicos; Ciência e Ética;   A Ciência e outras espécies de Conhecimento).

 

EXERCÍCIOS  4º Bim   (Novembro-2017)

1)  Ao entendermos o significado básico da palavra Ciência, qual sua Definição no campo da atividade humana?

2)  Considerando o Conhecimento Sistemático e Seguro, como se caracteriza o Stricto Senso e o Lato Senso e sua relação com a Epistemologia?

3)  Com base em Jacob BRONOWSKI, Quais são os Objetivos da Ciência?

4)  Sabe-se que a Ciência, para alcançar seus Objetivos, necessita do Método. Explique, o que significa o Método Científico e seu Núcleo de Procedimentos?

5)  Ao abordarmos a Filosofia da Ciência, consta-se que ela desenvolve Reflexões Críticas sobre os fundamentos do SABER CIENTÍFICO. Explique, como esse TEMA GERAL desdobra-se em uma série de Questões, mencione quatro delas?

6)  Com base na Razão Científica, como ocorreu a Revolução Científica iniciada por Galileu?

7)  Considerando a Razão Científica através do tempo, explique, como se caracteriza a Ciência Moderna?

8)  Quanto ao Desenvolvimento das Ciências, explique como a Sociologia foi concebida por Augusto COMTE, e posteriormente por Max WEBER?

9)  Abordando o campo do Conhecimento, como se caracteriza a Teoria de Evolução das Espécies, com base em Charles DARWIN?

10)  Com base na Ciência Pós-Moderna, explique quais os fundamentos conceituais do HOLISMO?


 

Julho  à   Setembro  2017

3º Bimestre.

O  MATERIAL  E  O  IMATERIAL

LIVRO-Conteúdo-01.  Cap 6.  (Click  no  Link)

O  MUNDO.  Metafísica:  A Busca da Realidade Essencial

Pg. 114  a  121

(A Busca da Realidade Essencial;  O Que É o Ser;  Ontologia e Metafísica;  Problemas da Realidade;  Devir ou Vir a Ser;   Causa e Causalidade;  Fim e Finalismo).


 

2º Bimestre:  Unid 3. A Filosofia na História. PENSAMENTO CRISTÃO

(Maio-2017)

LIVRO-Conteúdo-01.  Cap 18.  A ÉTICA.  Ética e Moral.  Pg. 324 a 332   (Click  no  Link)

(A ÉTICA.  Ética e Moral ( Aristóteles ).  Distinção entre Moral e Ética. Moral e Direito. Moral e Liberdade. Liberdade versus Determinismo.  Transformações da Moral. Piaget: o Desenvolvimento da Razão e da Moral.  Escolhas Morais)    

 

LIVRO-Conteúdo-02.  Cap 18.  ÉTICA na História.  Pg. 333 a 338    (Click  no  Link)

(Algumas concepções da Filosofia Moral.  Antiguidade: Ética Grega.  Idade Média: Ética Cristã.  Idade Moderna: Ética Antropocêntrica.  Idade Contemporânea: Ética do Indivíduo Concreto)  


EXERCÍCIOS   (Junho-2017)

1)  Ao abordarmos quanto a ÉTICA no que tange o problema da Ação e dos Valores, nos deparamos em situações em que temos de fazer escolhas e tomar decisões que levam em consideração o que é Bom e Justo, em situações que envolvem um Julgamento Moral direcionando nossas ações.  Como o filósofo ARISTÓTELES explica e afirma essa característica do homem?

2)  Considerando que o ser humano age baseado em Valores e Códigos Morais, explique, nesse contexto, o que isso significa quanto as  Coisas e as Ações?

Ao abordarmos quanto a distinção entre ÉTICA e a MORAL, temos de lembrar que ambos os termos por vezes sejam usados como sinônimos, contudo, é importante fazer uma distinção entre ambos. Dessa forma, responda:
3)  Qual o significado etimológico, conceitual da palavra MORAL?

4)  Qual o significado etimológico, conceitual da palavra ÉTICA?

5)  Na compreensão quanto a MORAL e o DIREITO, sabe-se que as Normas Jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade e que ambos se destinam a regulamentar as relações nesse Grupo de pessoas. Quanto aos aspectos comuns, explique como a PUNIÇÃO está prevista na Legislação e sua relação com a Moral?

6)  Entende-se que de todas as diferenças entre Moral e Direito, a de maior destaque seja a COERCIBILIDADE da Norma Jurídica, que conta com a força e repressão do ESTADO (Justiça / Polícia). Nesse contexto, explique, por que a Norma Moral não é sustentada pela COERÇÃO do ESTADO?

7)  Quanto a MORAL e LIBERDADE, temos a compreensão da importância da consciência como sendo a melhor característica que distingue o ser humano dos outros animais. Na compreensão de Consciência Racional, Lógica, explique, como se caracterizam: a CONSCIÊNCIA MORAL, o JULGAR, e o VALOR?

8)  Com base nas TRANSFORMAÇÕES da Moral, sabe-se que o sistema moral de cada Grupo Social é elaborado ao longo do tempo de acordo com os Valores reconhecidos por aquele Grupo como significativos para a convivência social. Explique, como num primeiro momento os VALORES são ADQUIRIDOS e ASSIMILADOS?

9)  Considerando o pensador e psicólogo Jean PIAGET, entende-se que de acordo com sua teoria COGNITIVA, desde o nascimento o ser humano passa por um processo de desenvolvimento intelectual, AFETIVO e MORAL que pode ser dividido em QUATRO Grandes Estágios. Com base em PIAGET, abordando o Plano Moral, da importância da Assimilação e Compreensão das NORMAS EXTERNAS, como ocorre o surgimento da AUTONOMIA e diferença para o Estágio Anterior?

 


CONTEÚDOS

do LIVRO

Alunos(a), Clique no LINK do Conteúdo (abaixo) em PDF. Faça leituras, bons estudos!!!

Unidade 3. A Filosofia na História.

1. Cap 11. Pensamento Pré-Socrático (pg. 202)

2. Pólis e Filosofia. A Passagem do Mito ao Logos (pg. 203).

3. A Saga de Édipo (pg. 204)

4. Pólis e Razão (pg. 205)

5. Pré-Socráticos. Os Primeiros Filósofos Gregos (pg. 206-209)

 


EXERCÍCIOS

1º  Entendendo que o processo de desenvolvimento sofreu mudanças ao longo do tempo, percebe-se que no campo do pensamento, tivemos a passagem da consciência mítica para a consciência racional. Explique como, onde e quando nasce essa passagem do mito ao logos?

2º  Podemos afirmar que a passagem que a passagem do saber mítico ao pensamento racional ocorreu de forma rápida, ou não? Como ocorreu esse processo?

3º  Como os primeiros filósofos gregos atuavam, pensavam e conviviam com as crenças míticas de um lado, do outro lado, o conhecimento racional? Como ocorreu essa transição do mito à razão?

4º  Na obra “A mitologia grega” do autor e historiador francês Pierre Grimal, no qual temos uma compreensão conceitual quando ao saber mítico e o pensamento racional. Com base no autor, exponha:
a)  Qual o conceito de Mito?
b)  Qual o conceito de Logos?

5º  Considerando que a mitologia grega cultivava uma série de deuses, heróis e semideuses, e isso propiciou a criação de uma rica mitologia. Dessa forma, como se entendia as lendas, crenças e relatos?

6º  Do dramaturgo grego Sófocles, na tragédia “Édipo rei”, como podemos entender os significados das REFLEXÕES quanto ao mito de Édipo?

7º  Com base nas análises do historiador e filósofo francês Jean-Pierre Vernant, no momento histórico em que a Grécia adota o Logos para resolver os problemas da vida, tem-se o surgimento da PÓLIS (cidade-Estado grega). Com base no autor, como se constituía a Pólis?

8º  Qual uma das características das cidades-Estado grega (Pólis), especialmente em Atenas?

9º  Quando Jean-Pierre Vernant afirma que a Razão grega é filha da Pólis, e o nascimento da Filosofia está relacionado diretamente com o universo espiritual que surgiu, explique, como se desenvolveu a preeminência da palavra; a argumentação; a arte da Política;e o Logos?