Esclarecimento:

O material/conteúdo é para USO DIDÁTICO para alunos do Ensino Médio e Ceja, que não receberam os livros. Material SEM FINS comerciais/lucrativos.



Números/Nomes - Turma
 

 

 

 

 

Filosofia - 2º Ano 


PROVAS  4º Bimestre

FILOSOFIA  Dia  19-Set-2017  ( Terça-feira ).

 

Setembro  à   Dezembro  2017

4º Bimestre.

A CIÊNCIA.  O Que É Ciência. Do Método às Leis Científicas.

LIVRO-Conteúdo-01. Cap 20  Pg. 362 a 369  (Click  no  Link)

(A Ciência; O Que É Ciência: dos Métodos às Leis Científicas;   Objetivos da Ciência;   Método Científico;   Leis e Teorias Científicas;   Transitoriedade das Teorias Científicas;   Filosofia da Ciência;   Ciência na História: a Razão Científica através do Tempo;   Ciência Moderna;   Enforque Qualitativo;   Desenvolvimento das Ciências;   Revoluções Científicas;   Teoria de Evolução das Espécies;   Física Quântica;   Ciência Pós-Moderna;   Holismo;   Pensamento Complexo).

 

LIVRO-Conteúdo-02. Cap 20  Pg. 370 a 378  (Click  no  Link)

(Epistemologia: a Investigação Filosófica da Ciência;   Papel da Indução;   Critério da Verificabilidade;   Critério da Refutabilidade;   Rupturas Epistemológicas;   Paradigmas e Revoluções Científicas;   Novos Paradigmas da Pós-Modernidade;   Ciência e Sociedade: As relações entre essas duas esferas;   Mitos da Ciência;   Crítica da Ciência;   Dominação Social;   Interesses Políticos e Econômicos; Ciência e Ética;   A Ciência e outras espécies de Conhecimento).

 

EXERCÍCIOS  4º Bim.   (Novembro-2017)

1)  Considerando o Conhecimento Sistemático e Seguro, como se caracteriza o Stricto Senso e o Lato Senso e sua relação com a Epistemologia?

2)  Ao entendermos o significado básico da palavra Ciência, qual sua Definição no campo da atividade humana?

3)  Com base em Jacob BRONOWSKI, Quais são os Objetivos da Ciência?

4)  Ao abordarmos a Filosofia da Ciência, consta-se que ela desenvolve Reflexões Críticas sobre os fundamentos do SABER CIENTÍFICO. Explique, como esse TEMA GERAL desdobra-se em uma série de Questões, mencione quatro delas?

5)  Sabe-se que a Ciência, para alcançar seus Objetivos, necessita do Método. Explique, o que significa o Método Científico e seu Núcleo de Procedimentos?

6)  Com base na Razão Científica, como ocorreu a Revolução Científica iniciada por Galileu?

7)  Considerando a Razão Científica através do tempo, explique, como se caracteriza a Ciência Moderna?

8)  Quanto ao Desenvolvimento das Ciências, explique como a Sociologia foi concebida por Augusto COMTE, e posteriormente por Max WEBER?

9)  Abordando o campo do Conhecimento, como se caracteriza a Teoria de Evolução das Espécies, com base em Charles DARWIN?

10)  Com base na Ciência Pós-Moderna, explique quais os fundamentos conceituais do HOLISMO?


 

Julho  à   Setembro  2017

3º Bimestre.

O  Criticismo,  o  Idealismo  e  o  Materialismo.

LIVRO-Conteúdo-01.  Cap 15.  (Click  no  Link)

O  ILUMINISMO.  A  Razão  em  busca  da  Liberdade.

Pg. 275  a  282

(A Razão em Busca da Liberdade;  Características do Iluminismo;  Ilustração e a Ideologia Burguesa;  Filosofia nas Ruas e Salões;  O Enciclopedismo;  Jean-Jacques ROUSSEAU;  O estado natural;  A primeira Desigualdade;  O Contrato Social;  Adam SMITH e o Livre Mercado;   Immanuel KANT;  Maioridade humana;   Tipos de Conhecimentos; Tipos de Juízo;   Valor de Juízos;   Estruturas do Sentir e Conhecer;   Limites do Entendimento).

LIVRO-Conteúdo-02.  Cap16.  (Click  no  Link)

Friedrich  HEGEL:  O  IDEALISMO  ABSOLUTO.

Karl  MARX:  O  MATERIALISMO  DIALÉTICO  E  HISTÓRICO

Pg. 291 a 297 

(O Idealismo Absoluto;   Idealismo Alemão;  Racionalidade real;  Movimento Dialéticos;   Saber Absoluto;  Filosofia e História;  Legado de HEGEL.     O Materialismo Dialético e Histórico;   Crítica ao Idealismo Hegeliano;   materialismo histórico;   Capital e Trabalho;   Dialética Marxista;   Modo de Produção;   Luta de Classes).


 

2º Bimestre:  Unid 3. A Filosofia na História. PENSAMENTO CRISTÃO

(Maio-2017)

LIVRO-Conteúdo-01.  Cap 13.  PENSAMENTO  CRISTÃO.  Pg. 236 a 250   (Click  no  Link)

(Período Medieval - Filosofia e Cristianismo.  FÉ versus RAZÃO.  Filosofia Medieval Cristão. PATRÍSTICA - A matriz platônica de apoio à Fé (Santo Agostinho).   ESCOLÁSTICA - A matriz aristotélica até Deus. Relação entre Fé e Razão (Santo Tomás de Aquino)    


EXERCÍCIOS   (Junho-2017)

1)  Ao abordarmos Filosofia e Cristianismo, entende-se que ao longo do século V d.C., o Império Romano do Ocidente sofreu ataques constantes, sucessivos e violentes confrontos que levaram ao esfacelamento do poder de Roma. Explique, quem eram esses povos que confrontavam o Império Romano do ocidente?

2)  Em meio a todas as mudanças, a Igreja Católica conseguiu manter-se como Instituição Social. Como ocorreu sua Consolidação e Organização?

3)  Difundindo o Cristianismo, a Igreja apoiada em sua crescente influência religiosa, passou a exercer importante papel político na sociedade medieval. Quais as Funções da Igreja nesse contexto?

4)  Ao estudarmos a questão da Fé versus Razão, que no Cristianismo como em tosas as religiões sua fundamentação está na Fé, temos de um lado a crença em si, e de outro conhecimento racional. Explique, como se fundamenta a fé nas  “verdades reveladas” que direcionam o homem à Salvação?

5)  Considerando que a Fé levaria a Salvação, isso significava o pensamento de alguns religiosos que toda Investigação Filosófica ou Científica não poderia, de modo algum, contrariar as Verdades estabelecidas pela Fé Católica. O que isso significava?

6)  Ao abordarmos a PATRÍSTICA, entendida como a matriz platônica de apoio a Fé, onde foram elaborados diversos textos sobre a revelação da Fé Cristã. Com quais Argumentos da PATRÍSTICA buscou munir a Fé?

7)  Na PATRÍSTICA, o filósofo AGOSTINHO argumenta em favor da supremacia do Espírito sobre o Corpo (a matéria). Para ele a Alma teria sido criada por Deus para reinar sobre o corpo, dirigindo-o para a prática do Bem. Explique como AGOSTINHO traria a compreensão do PECADO na vida do ser humano (o pecador)?

8)  Abordando a ESCOLÁSTICA compreendida como a matriz aristotélica até Deus, no período do imperador Carlos Magno, ocorreu a Organização do Ensino e fundou Escolas ligadas às Instituições Católicas. Explique, como era a Educação nessas Escolas subordinadas à Teologia?

9)  Ao abordarmos a PATRÍSTICA, onde o filósofo TOMÁS DE AQUINO torna-se referência, na Relação entre FÉ e RAZÃO, compreende-se que a busca pela harmonização entre FÉ Cristã e a RAZÃO manteve-se como problema básico de especulação filosófica. Explique, como nesse contexto, a ESCOLÁSTICA pode ser dividida em TRÊS FASES?


 

CONTEÚDOS

do LIVRO

Alunos(a), Clique no LINK do Conteúdo (abaixo) em PDF. Faça leituras, bons estudos!!!

Unidade 2. Nós e o mundo.

1. O Mundo (pg. 116)

2. Metafísica: A busca da realidade essencial (pg. 117-121).

 

3.  Do Mito à Ciência.  Visões de Mundo através da história  (pg. 122-123)
Primeiras cosmologias.  Metafísicas gregas clássicas  (pg.123-125)
Dissolução do cosmos  (pg. 125-127)

 


EXERCÍCIOS

1º Considerando que desde épocas remotas o ser humano se faz perguntas como a tríade: “Quem Somos? De Onde Viemos? Para Onde Vamos?” Explique quanto a busca de descobertas e formulações filosóficas a essas questões.

2º A busca por conhecer a verdade das coisas ocorre com o indivíduo desde o seu nascimento (quando bebê), ou apenas quando adulto na sociedade? Explique:

3º Poderíamos dizer que investigar o mundo não é uma experiência básica do indivíduo? Explique:

4º Quais as explicações para o Mundo, o Ser e o Tudo, antes do conhecimento filosófico? Explique citando exemplos:

5º Entendendo que a Filosofia investiga de forma metódica, como se explicaria as suas investigações mais radicais?

6º Explique o conceito de METAFÍSICA, baseado no pensamento do filósofo Aristóteles.

7º Considerando O QUE É O SER é uma questão complexa, como poderíamos explicá-lo de maneira simplificada?

8º Considerando o DEVIR OU VIR A SER, explique a compreensão conceitual da PERMANÊNCIA das Coisa.

9º Explique conceitualmente o que seria a IMPERMANÊNCIA e sua relação com a DIALÉTICA.