Esclarecimento:

O material/conteúdo é para USO DIDÁTICO para alunos do Ensino Médio e Ceja, que não receberam os livros. Material SEM FINS comerciais/lucrativos.



Números/Nomes - Turma
 

 

 

 

 

Sociologia - 1º Ano


PROVAS  4º Bimestre

SOCIOLOGIA  Dia  14-Set-2017  ( Quinta-feira ).

 

Setembro  à   Dezembro  2017

4º Bimestre.

SOCIOLOGIA  do  DESENVOLVIMENTO.

LIVRO-Conteúdo-01. Cap 11  Sociologia  do  Desenvolvimento.  Pg. 260 a 270  (Click  no  Link)

(Primeiras Palavras;  Cronologia;  Capitalismo Internacional;  Abordagens e perspectivas do Desenvolvimento;  Autorregulação do Mercado: Lei da Oferta e da Procura;  A ONU e o Desenvolvimento Global;  As Teorias do Subdesenvolvimento;  CEPAL;  Princípio das Vantagens Comparativas.).

 

LIVRO-Conteúdo-02. Cap 11  Sociologia  do  Desenvolvimento.  Pg. 271 a 275  (Click  no  Link)

(Teoria da Dependência;  Teoria da Modernização e Abordagens Contemporâneas do Desenvolvimento;   Protecionismo Econômico;  Agências Multilaterais;   O Desenvolvimento É Arma na Guerra contra o Terrorismo.).

 

EXERCÍCIOS  4º Bim.   (Novembro-2017)

1)  Ao abordarmos quanto do Desenvolvimento, é importante entendermos quanto a Teoria da Dependência no que tange ao viés crítico e político. Dessa forma, explique quais as Linhas Gerais Teoria da Dependência e sua relação com o Imperialismo?

2)  Considerando a Dependência como um viés de Dominação baseado em interesses, explique, com base na Teoria da Dependência, como foi introduzido o conceito de Dominação na Análise Econômica?

3)  Ao estudarmos as vias do Desenvolvimento, torna-se relevante a compreensão quanto ao Imperialismo. Dessa forma, explique qual o conceito de Imperialismo?

4)  Quanto a Teoria da Modernização e as abordagens contemporâneas do Desenvolvimento, quais os problemas que se apresentavam para os Governos, que deveriam ser enfrentados com medidas ousadas, para o Brasil e toda a America Latina?

5)  No que tange o Desenvolvimento Econômico e Social, como se conceitua o Protecionismo Econômico?

6)  Quais as características e fundamentos da atuação das Agências Multilaterais?

7)  Ao abordarmos Capitalismo Internacional: Crises e Desenvolvimento, explique qual a compreensão conceitual do Sistema Capitalista como Organização Social e Econômica?

8)  Como se caracterizava o conceito de Planejamento Econômico Clássico?

9)  Nas Sociedade Modernas, como de caracteriza o Planejamento Econômico?

10)  Na compreensão de Desenvolvimento, qual a fundamentação conceitual de Livre-Mercado e como pensam os Defensores do Livre-comércio?

 


Julho  à   Setembro  2017

3º Bimestre.

CULTURA  E  SOCIEDADE:

Cultura, Poder  e  Diversidade  nas  Relações  Cotidianas.

LIVRO-Conteúdo-01. Cap 3.  CULTURA  E  IDEOLOGIA.  Pg. 53 a 66  (Click  no  Link)

(Primeiras Palavras;  Cronologia;  Cultura  e Vida  Social;  Conceito  de  Cultura;  Antropologia como  Ciência;  Antropologia  Evolucionista;  Antropologia  Funcionalista;  Sistema  Simbólico;  Cultura  Material  e  Imaterial;  Etnologia;   Etnocentrismo  e  Relativismo  Cultural;  Etnografia  e  Observação  Participante).

Cultura, Poder  e  Diversidade  nas  Relações  Cotidianas.

LIVRO-Conteúdo-02. Cap 3.  CULTURA  E  IDEOLOGIA.  Pg. 67 a 76  (Click  no  Link)

(Cultura, Ideologia e Indústria Cultural;   Ideologia;  O Conceito de Ideologia como Falsa Consciência;  Ideologia como Visão de Mundo;  Cultura de Massa e Indústria Cultural;  Internet e Indústria Cultural: Liberdade e Controle;  Cultura, Identidade, Rede e Fluxos no Século XXI;  Tribos Urbanas: uma Expressão de Identidade Social no século XXI).

Cultura, Poder  e  Diversidade  nas  Relações  Cotidianas.

LIVRO-Conteúdo-03. Cap 3.  CULTURA  E  IDEOLOGIA.  Pg. 77 a 79  (Click  no  Link)

(Considerações  Sociológicas - Novelas brasileiras: Alienação  ou  Conscientização na Tela?  Instrumento  Jurídico:  a Lei e a Defesa das Manifestações da Cultura Popular).


 

Maio-2017

2º Bimestre:  SOCIALIZAÇÃO  E  CONTROLE  SOCIAL  

LIVRO-Conteúdo-01.  Cap 4.  Socialização  e  Controle.  Pg. 83 a 91    (Click  no  Link)

(Primeiras Palavras; Socialização e Instituições Sociais; Agentes de Socialização; Grupos Sociais; Interação Social; Status e Papeis Sociais).

 

LIVRO-Conteúdo-2.  Cap 4.  Controle  Social.  Pg. 92 a 96    (Click  no  Link)

(Controle Social; Mecanismos e Agentes do Controle Social; Mecanismos de Controle Social; Agentes do Controle Social).  


Junho-2017

EXERCÍCIOS  

1)  Considerando que somos seres únicos, indivíduos racionais, atores ativos na sociedade e nos grupos nos quais estamos inseridos. Como explicar os comportamentos  similares dos indivíduos? Como entender que pessoas sem vínculo compartilhem das mesmas opiniões e comportamentos sociais? Nas Ciências Sociais isso é explicado pelos dois processos denominados, quais são eles?

2)  Com base na Ciência Sociológica, compreende-se que a sociedade concebe os indivíduos, e os indivíduos por sua vez, concebem a sociedade.  Dessa forma, podemos afirmar que a Socialização é:

3)  Com base no sociólogo estadunidense Peter BERGER, entende-se que os mecanismos de socialização acontecem em dois níveis, ou seja, a Socialização Primaria e a Socialização Secundária. Dessa forma, poderíamos afirmar que a Socialização Primária se caracteriza por:

4)  Entende-se que os Agente de Socialização são diferentes da Socialização Primária, uma vez que os Agentes de Socialização são diversificados e exerce significativa influência formação dos indivíduos pelos impactos que causam.  Como os Agentes de Socialização se caracterizam no século XXI?

5)  Considerando que as Instituições Sociais determinam as diferentes maneiras pelas quais os indivíduos são moldados no decurso de sua socialização, composta por um conjunto relativamente estável de padrões culturais coletivos.  Qual seria, no sentido Sociológico, o conceito de Instituição?

6)  No processo de Socialização temos as Instituições e os Grupos Sociais. Considerando ambos importantes nas formações dos cidadãos, como podemos diferenciá-los?

7)  Exponha quais as principais Instituições que estão presentes na formação do indivíduo em sociedade?

8)  Compreendendo a importância dos Grupos Sociais Secundários na vida dos indivíduos, exponha como os Grupos Sociais Secundários se caracterizam?

9)  Considerando a Interação Social como elemento central para a construção de cada sujeito em sociedade, pois é sua interação social e o modo como se relaciona com outros indivíduos e com a cultura. Explique conceitualmente, como ocorre a Interação Social?

 

10)  Quanto ao Controle Social, observa-se que Émile DURKHEIM realizou a primeira interpretação derivada da abordagem funcionalista sobre a importância das Regras e Normas para a Coesão Social, indicando que esse controle deveria garantir a harmonia social.  Com base em DURKHEIM, explique qual seria a estrutura do Controle Social?  


 

CONTEÚDOS

do LIVRO

Alunos(a), Clique no LINK do Conteúdo (abaixo) em PDF. Faça leituras, bons estudos!!!

Capítulo 2. A Sociologia e a relação entre o Indivíduo e a Sociedade.

1. Primeiras palavras (pg. 34-35)

2. A relação entre Indivíduo e Sociedade: perspectivas sociológicas clássicas (pg. 36-43).

 


EXERCÍCIOS

1º Entendendo que a vida em sociedade exige comportamentos institucionalizados, explique quanto a influencia dos Padrões na formação dos indivíduos;

2º Na relação indivíduo e sociedade, tem a força dos padrões sociais direcionando a convivência em sociedade. Qual o exemplo dessa força, quando uma regra ou lei é transgredida?

3º Qual o conceito geral da Coerção Social?

4º Na sociologia Durkheimiana o que é Coerção Social?

5º Na sociologia Weberiana o que é Coerção Social?

6º Na Cronologia sociológica, em sua obra “18 Brumário de Luís Bonaparte”, como Karl Marx, explica o que o homem (Indivíduo) faz na vida em sociedade?

7º Na Cronologia sociológica, como Émile Durkheim, na obra “O Suicídio”, entende a Ação do Indivíduo em sociedade?

8º Na Cronologia sociológica, como Émile Durkheim, na obra “Da Divisão do Trabalho Social”, como é explicada a relação entre Indivíduo e Sociedade?

9º Considerando a primazia da sociedade sobre os Indivíduos, abordando quanto aos “caracteres”, como Émile Durkheim explica os “Fatos Sociais”?