Esclarecimento:

O material/conteúdo é para USO DIDÁTICO para alunos do Ensino Médio e Ceja, que não receberam os livros. Material SEM FINS comerciais/lucrativos.



Números/Nomes - Turma
 

 

 

 

 

Sociologia - 2º Ano 


PROVAS  4º Bimestre

SOCIOLOGIA  Dia  14-Set-2017  ( Quinta-feira ).

 

Setembro  à   Dezembro  2017

4º Bimestre.

SOCIOLOGIA  e MEIO AMBIENTE 2

LIVRO-Conteúdo-01. Cap 15  Sociologia  e  Meio  Ambiente.  Pg. 370 a 377  (Click  no  Link)

(Sociologia e Meio Ambiente;   Política, Sociedade e a Ideia de Segurança Alimentar;  Reforma Agrária;   A Valorização da Agricultura Familiar;   Crise Alimentar e Sustentabilidade: a Globalização e a Produção de Alimentos;   Revolução Verde).

 

LIVRO-Conteúdo-02. Cap 11  Sociologia  do  Desenvolvimento.  Pg. 378 a 387  (Click  no  Link)

(Modernização, Transformação Social e Meio Ambiente;   Justiça Ambiental;   Justiça Ambiental,  "Modernização Ecológica"  e  Conflitos Ambientais no Brasil;   Chico Mendes e a Luta dos Seringueiros;   Economia Verde e Conflitos Ambientais;   A Legislação Ambiental).

 

EXERCÍCIOS  4º Bim.   (Novembro-2017)

1)  Ao abordarmos quanto a Sociologia do Meio Ambiente, observa-se da preocupação da Sociologia com esse Tema. Explique como ocorreu essa preocupação e, coincidiu com o que?

2)  Desde a década de 1980 a Sociologia passou a tratar, também, dos Temas Ambientais, dessa forma, quanto as Consequências Sociais da Degradação Ambiental e o Consumo Acelerado, e de como estava ocasionando?

3)  Considerando a significativa participação da ONU nos Debates quanto ao as possibilidades do Desenvolvimento, explique como isso ocorreu?

4)  Na abordagem à Política, Sociedade e a Ideia de Segurança Alimentar e os problemas Socioambientais, Meio Ambiente e Sustentabilidade, explique, qual o conceito de Segurança Alimentar?

5)  No que tange a Política Fundiária, explique, qual o conceito de Reforma Agrária?

6) Quais as contribuições dos Estudos da Sociologia, Antropologia e Geografia quanto os Problemas do Modelo Socioeconômico e a existência da situação de Pobreza Extrema e Fome?

7)  Ao abordarmos a Valorização da Agricultura Familiar tendo a participação popular como sendo de grande importância, assim, explique como ocorre as características básicas desses Modelos?

8)  Quanto a Crise Alimentar e Sustentabilidade: a Globalização e a produção de Alimentos, explique como ocorreu a Crise de Alimentos nos anos de 2007 e 2008, que afetaram várias sociedades no mundo?


 

Julho  à   Setembro   2017

3º Bimestre.

Sociedade, Meio Ambiente e Consumo

LIVRO-Conteúdo-01.  Cap 15. SOCIEDADE e MEIO AMBIENTE.  Pg. 364 a 369  (Click  no  Link)

(Primeiras Palavras;  O Contexto Histórico da  Problemática Socioambiental;  Preservacionismo;  Cronologia;  Desenvolvimento Sustentável;  O Clube de Roma e o Relatório "Os Limites do Crescimento";  Desenvolvimento Sustentável;  Protocolo de Kyoto e o Mercado de Carbono).

Sociedade, Meio Ambiente e Consumo

LIVRO-Conteúdo-02.  Cap 15. SOCIEDADE e MEIO AMBIENTE.  Pg. 370 a 377  (Click  no  Link)

(Sociologia e Meio Ambiente;  Política, Sociedade e a Ideia de Segurança Alimentar;  Reforma Agrária;  A Valorização da Agricultura Familiar;  Crise Alimentar e Sustentabilidade: A Globalização e a Produção de Alimentos;  Revolução Verde).

Sociedade, Meio Ambiente e Consumo

LIVRO-Conteúdo-03.  Cap 15. SOCIEDADE e MEIO AMBIENTE.  Pg. 385 a 387  (Click  no  Link)

(Economia  Verde  e  Conflitos  Ambientais;   A  Legislação  Ambiental).


 

Maio-2017

Capítulo 7. Democracia Cidadania e Direitos Humanos

LIVRO-Conteúdo-01. Cap 7. Democracia. Cidadania e Direitos Humanos. Pg. 170 a 182    (Click  no  Link)
(Cidadania e Direitos Humanos. Direitos Humanos. Democracia, Cidadania e Direitos Humanos no Brasil).

Capítulo 8. Movimentos Sociais

LIVRO-Conteúdo-02. Cap 8. Movimentos Sociais. Pg. 189 a 195    (Click  no  Link)
(Primeiras Palavras; Movimentos Sociais como fenômenos históricos. Características estruturais dos Movimentos Sociais. A Corrupção da Cidade).


Junho-2017

EXERCÍCIOS 

Ao entendermos a teoria Democrática Contemporânea, e considerando que ao longo do século XIX a teoria democrática foi desenvolvida a partir do confronto entre as mais expressivas doutrinas Políticas.  Assim, responda:

1)  Qual o significado conceitual do Liberalismo?

2)  Qual a diferença conceitual da doutrina  Socialista para o Liberalismo?

3)  Com base em Robert DAHL, temos a corrente Pluralista, onde observamos que os Pluralistas não procuravam estabelecer uma distinção abstrata e teórica a cerca da Democracia.  Explique quais os tipos de Observação e Requisitos Mínimos  da  Democracia para os Pluralistas?

Ao estudarmos a significado de  Cidadania e Direitos Humanos, observa-se que o sociólogo
Thomas Humphrey MARSHALL, estabeleceu uma Divisão dos Direitos e Cidadania em Três Categorias distintas. Dessa forma, responda:
4)  Exponha qual ao conceito de  Direitos  Civis?

5)  Qual o conceito de  Direitos  Políticos?

6)  Qual os fundamentos dos  Direitos  Sociais?

7)  Com base em MARSHALL, em nossos dias, no hoje, o que define um Cidadão, e qual o conceito de Cidadania?

8)  Quanto a Democracia, Cidadania e Direitos Humanos, entende-se que a Estruturação dos Direitos de Cidadania no Brasil esteve vinculada aos interesses da Elites Socioeconômicas e Políticas. Com base em José Murilo de CARVALHO, o que é  ESTADANIA  como uma  “CONCESSÃO”?

9)  Ao abordarmos os Movimentos Sociais, nas primeiras palavras a nível nacional e até global constata-se Ações de Coletivas. Explique, conceitualmente, o que isso significa?

 


CONTEÚDOS

do LIVRO

Alunos(a), Clique no LINK do Conteúdo (abaixo) em PDF. Faça leituras, bons estudos!!!

Capítulo 7. Democracia Cidadania e Direitos Humanos

1. Primeiras Palavras (pg. 166)

2. Democracia (pg. 167)

3. Teoria democrática moderna (pg. 170).

4. Teoria democrática contemporânea (pg. 172)

 


EXERCÍCIOS

1º Em diversos países do mundo, a Democracia se faz presente, contudo, em suas diversas expressões históricas, explique como se pode denominar as diversas Democracias?

2º Considerando o contexto histórico, explique: onde surgiu a democracia; e os significado de seus termos.

3º A compreensão de “poder do povo” no surgimento da Democracia, é igual a compreensão de Democracia na atualidade? Explique:

4º Quanto aos diferentes matizes ideológicos e conceituais às formas de governos democráticos, quais seriam as características necessárias para um governo democrático?

5º Na idade contemporânea, que inicia a partir da Revolução Francesa, como se entende o conceito de povo como coletividade, a igualdade e a democracia?

6º Com base nas expressões históricas de democracia, explique o conceito de Democracia Direta.

7º Qual o conceito e como ocorre a Democracia Representativa?

8º Explique o conceito de Democracia Participativa.

9º No Brasil da atualidade, há Democracia? Explique baseado em fundamentos conceituais.